quinta-feira, dezembro 11, 2008

Os elevadores

Eles sobem e descem para cima e para baixo. Parecem as acções nos mercados da bolsa. Mas estas só descem. É por causa da crise.
No fundo, são como a vida e os interruptores, ora para cima, ora para baixo, ora parados.
Às vezes estão parados e nós à espera.
Às vezes até ficam parados com gente dentro e com a porta fechada. Habitualmente, isto acontece por causa do famigerado, artigo 75. (O artigo 75 é uma coisa quem não me apetece explicar o que é. Mas, pelo sim, pelo não, não parem o elevador sem ser preciso.)
Às vezes, até ficam parados com pessoas dentro porque entrou o artigo 75 e nós à espera.
Cheguem, inclusivamente a cair, enquanto as escadas ficam ali, rijas. Aconselham-se até quando está tudo arder. Mas a arder a sério, com chamas. E brasas. E labaredas. E fumo que dava para curar mil presuntos. E assim.
Mesmo assim, todos gostamos dos elevadores. E porquê?
Porque graças a eles não nos cansamos tanto, porque têm botões e também têm amiude um autocolante amarelo com um homem entado com um caixote do lixo. E têm um espelho.
Gostamos tanto de elevadores, que até nos sujeitamos a entar num lugar pequenissimo com os vizinhos todos.
E depois, nem olhamos para eles de frente nem deixamos de olhar. E baralhamo-nos com as frases "bom dia", "boa tarde" e "boa noite".
Mas acertamos sempre quando falamos da chuva e do frio.
Ainda assim, eu gosto dos ascensores, como eles gostam de ser tratados. Principalmente, quando vou subir muito e estou carregado.
Não gosto é daqueles panorâmicos porque dão vertigens nem dos da casa do Martins porque são estúpidos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom Secas!!

É tudo verdade, mas só te esqueceste dizer que elevadores é para preguiçosos... eu não ando de elevador! Há mais de um ano que não entro numa dessas latas de conserva (pra humanos)

(ou será porque no UK não há elevadores?)

gsp disse...

E o elevador em que não entravas para jogar o saudoso King?
Há uma bela história que podes contar sobre a sua não utilização com fitas da super bock na cabeça...

Anónimo disse...

"Às vezes até ficam parados com gente dentro e com a porta fechada. Habitualmente, isto acontece por causa do famigerado, artigo 75. (O artigo 75 é uma coisa quem não me apetece explicar o que é. Mas, pelo sim, pelo não, não parem o elevador sem ser preciso.)"

Olá.
Tenho um elevador parado, a porta abre, a luz está acesa e o botão de alarme desligado, mas não dá para chamá-lo de outros andares. No quadro do elevador da casa das máquinas há uma placa art.75 com o led "alarme" a piscar, e tem também um botão de reset. Importas-te de explicar o que é o art.75 e o que faço para o desbloquear? Obrigado :)