domingo, fevereiro 24, 2008

Os eclipses

Ouvi dizer que este dias houve um eclipse. Fui pesquisar, obviamente, no Abrupto.blogspot.com, e então confirmei que, de facto, tal fenómeno astronómico aconteceu.
E mais, segundo Pacheco Pereira, foi lunar.
Os eclipses da Lua não têm, para mim, o mesmo valor que os do Sol por vários motivos que eu passo a referir.
Em primeiro, não há aqueles oculosinhos pimpolhos que são dados pelos jornais quando os eclipses são do Sol.
Em segundo porque uma Lua eclipsada não é lá muito diferente de uma Lua qualquer, desde que não esteja cheia. Com o Sol é diferente, já que não há Sol crescente nem minguante.
Depois há a questão das horas que um pouco perniciosa de tão dúbia que se torna.
Este alegado eclipse foi às 3 e tal da manhã. Se eu estivesse prevenido teria até ido à varanda observar. Não custava nada.
Também já houve um durante o concerto do Abrunhosa no enterro da gata de há uns tempos. Só que ele só avisou no fim, portanto deixo aqui claro que tal indivíduo é um begueiro.
Já os do sol têm sido de manhã, o que é muito manhoso (reparem no jogo de palavras).
Em 1999 foi parcial para quase toda a gente mas para mim foi total e durou a manhã inteira. Em dois mil e tal os cães acordaram-me.
Portanto os eclipses do Sol têm horas piores.

Quem também já se eclipsava era o outro espanhol cujo nome não se pode dizer mas não anda sequer a fazer melhor do que aquele tal de bicho.

Sem comentários: